Com vistas à qualidade do ensino e ao bem-estar de alunos e professores, o Conselho Municipal de Educação aprovou de forma absoluta o Calendário Escolar de 2019 proposto pela Secretaria Municipal de Educação para as escolas da rede, por meio da Resolução nº 24. Os conselheiros também assinaram uma moção de apoio.
Os documentos foram veiculados em edição extra da Imprensa Oficial do Município, na sexta-feira, 30 de novembro.
Na visão do conselho, a resolução vai ao encontro das necessidades dos alunos, uma vez que prioriza a presença do professor em sala de aula já no início do ano letivo. O documento ressalta, inclusive, que a resolução atende a reivindicações de diretores e pais de alunos recebidas de forma recorrente pelo órgão.
A norma da Secretaria de Educação mantém férias e recesso dos professores, com exceção para a atribuição de aulas – para a qual os docentes precisariam dispor dois dias da segunda quinzena de janeiro.
Assim, antes do início das aulas, conforme o planejamento do setor, seria possível verificar a necessidade de convocação dos professores temporários.
Presidente do Conselho de Educação, Jaquelisi Carla dos Santos reforça que esta é a sua principal preocupação, dividida com demais membros do órgão. “Em todas as visitas realizadas em 2017 e 2018, pode ser constatada a falta de docentes em sala de aula no início do ano. Problema este ocorrido, na maior parte, devido às atribuições dos docentes contratados ocorrerem após o início do ano letivo.”
Fonte: Assessoria/Prefeitura